quarta-feira, 26 de maio de 2010

Paciência


A paciência é uma virtude rara. Para tê-la é preciso paciência , tempo e sabedoria. Por ela ou por causa dela somos forçados a reconhecer que não temos total controle do tempo em nossas vidas. Por isso, há momentos em que por mais que façamos algo para mudarmos uma situação, nada acontece. Há que se apenas esperar.

A sensação de impotência que muitas vezes a paciência apresenta é que atormenta. Há contextos em que não há como adiantar, não há como atrasar, não há o que fazer, há que se apenas esperar. Esperar o eixo, esperar o centro, esperar o equilíbrio, esperar e esperar.

Sem a paciência , os vícios se somatizam como numa bola de neve. A impaciência gera agitação, que gera a intolerância, que gera o mau humor, que gera o desrespeito, que gera o desamor. Com ela, as virtudes se multiplicam. A paciência gera a calma, que gera a tolerância, que gera o bom humor, que gera o respeito, que gera o amor.

Ninguém nasce paciente. Eu, particularmente, não sou . Às vezes eu tenho paciência, mas ela nem sempre me tem. Pior pra mim. É preciso adquiri-la, cultivá-la, praticá-la e mantê-la constantemente. E o nosso dia a dia é repleto de oportunidades para isso. Começemos então sendo pacientes com nós mesmos. Com as nossas limitações, com as nossas indecisões, com os nossos medos. É só uma questão de calma, de tempo, de vontade...e de paciência.

5 comentários:

  1. Sabe, eu preciso ter paciência comigo primeiro, a maioria das vezes eu não tenho... Mas posso exercitar o aprendizado, e eu realmente ainda tenho muito a aprender, lindo texto.

    ResponderExcluir
  2. ai ai tenho tanta paciência que as vezes isso me deixa impaciente, dá pra entender? rsrsrsrs
    Bj pra tu!

    ResponderExcluir
  3. Paciênciaaa??? Sei não o que é isso!!! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Aiiii é complicado mesmo né?! Mas é o que vc falou, as vezes não tem jeito, tem que sentar e esperar rsrsrs Bjos

    ResponderExcluir