domingo, 16 de maio de 2010

Cartas, listas e rock`n roll


Eu tenho um baú feito de reciclagem de jornal com cartas que recebi durante toda a minha vida. São mais de 100 cartas escritas a punho por amigos, crianças, familiares e ex-namorados. De vez em quando eu recorro a ele para encontrar com muitas dessas pessoas que nem fazem mais parte do meu dia dia, mas que sempre, de alguma forma, farão parte da minha vida.


Numa madrugada dessas fui visitar essa minha “caixinha mágica” e encontrei uma listagem feita em 1998 quando eu tinha 16 anos. Fiz essa relação de bandas e vocalistas com a minha melhor amiga do terceiro ano, Nathália. Nós éramos – e ainda somos – apaixonadas por rock. Como a nossa paixão na escola era literatura e história, nas aulas de exatas fazíamos listas e mais listas relacionadas a vocalistas, baixistas, guitarristas e bateristas de bandas de rock.


Naquela época não tínhamos acesso à internet, nós pesquisávamos em nossas revistas, em nossos CD´s e íamos muito a uma loja tradicional de rock de Recife, a Vinil, para pesquisar (e comprar mais sons) por lá. Com a listagem pronta, nós a estudávamos e fazíamos uma espécie de chamada oral uma com a outra. Quem ganhava podia escolher uma Revista Bizz ou Fluir da perdedora.
Assim como as cartas, essas bandas também fazem parte da minha vida. Algumas mais presentes nos meus ouvidos e no meu coração, outras menos. Porém, esse registro no papel me trouxe na lembrança todas elas com a mesma intensidade da construção dessa lista há 12 anos.


Por causa dela, saí procurando meus CD´s e vinis – eu colecionava vinis de rock – espalhados pela casa e depois de todos reunidos eu fiquei um tempão os admirando. Quase 90 cd´s originais, mais de 50 vinis. Fiquei lembrando do momento em que comprei e ganhei alguns deles, reli dedicatórias de amigos e uma do meu pai, em especial, num CD presenteado aos meus 15 anos com a sua célebre frase: “sexo, drogas e rock´n roll”.


Que o meu amor pelo rock permaneça, que o meu amor pelas cartas se fortaleça, que eu não me esqueça de registrar pensamentos e sentimentos em que suporte for. E que amanhã eu volte aqui e o hoje prontamente se faça presente com o sabor gostoso de outrora como se fez agora.



2 comentários: