quinta-feira, 8 de abril de 2010

A prática não pratica a teoria


A gente “sempre” sabe o que tem que fazer. Mas a prática não pratica a teoria. E o que a idade, a maturidade, a serenidade e qualquer outra “ade” tem a ver com isso? Nada. Se sou a única a se sentir assim, manifestem-se.

Por que é tão difícil não criar expectativas? Sabemos que o bacana é não criar, é ser livre, é deixar acontecer e blá blá blá, mas a prática não pratica a teoria. E esperamos, ansiamos, acreditamos, confiamos...e, bom, o final da rima fica a critério de cada um.

E não estou falando apenas de relacionamentos amorosos. Eu falo da vida, do futuro, do trabalho, da família, dos amigos. Depositamos crendices, muitas vezes tolas, em pessoas, em situações que, na maioria das vezes, não sinalizaram nada para nós. O que vale é participar, é insistir, é experimentar...lindo, bacana! Mas também o que vale é arcar com os riscos que se há de trilhar, afinal, a prática não pratica a teoria.

Entre o medo e o anseio, fico com anseio. Entre o ir e o vir, eu vou. Decidi há pouco arriscar mais, experimentar mais, porém com uma única condição: me respeitar. Vejo em mim a necessidade de aprender a aceitar mais os sinais apresentados pela vida. Lendo-os como eles são e não como eu queria que eles fossem. Só assim, talvez, um dia, essa teoria seja praticada na minha prática.

2 comentários:

  1. Eita, essa sim é a mais linda postagem desde então, as outras foram massas, mas essa frase "A prática não pratica a teoria" é completa por si só, parabéns viu!! Tá detonando, continua.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as teorias são úteis, depois de testadas na prática. Igual a metodologia científica, você propõe uma teoria, depois testa para ver se ela condiz com a realidade, quais a limitações da sua aplicação e tudo mais. O problema a meu ver é que a maioria das pessoas não está disposta a fazer estes ajustes...

    ResponderExcluir