quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"O carnaval melhor do meu Brasil"


Gente feliz, música de qualidade, dança sem coreografia, energia, democracia de ritmos, de acesso e público, cores, mistura, cultura. Essas são algumas das palavras que – juntas - definem o carnaval de Pernambuco pra mim.


Muitas pessoas pensam que eu não gosto de carnaval porque sou mais sossegada, na minha e não costumo ir pra Olinda. Pessoal, eu adoro carnaval (o de Pernambuco) – é importante salientar isso - e justamente por ver, sentir, tudo que coloquei acima e por muitas outras sensações indescritíveis.


O que não me atrai no carnaval é a multidão, é o empurra empurra, são as pessoas que saem de casa com fins adversos à diversão, mas tudo é uma questão de onde, quando e perto de quem ficar. Esse ano eu descobri as ruas que dão acesso ao Marco Zero (palco principal da folia do Recife Antigo) e como foi legal...!


Eu me diverti muito nesse carnaval. Dançei, cantei Vassourinha, o hino da Ceroula e do Elefante mil vezes ; estive cercada de pessoas do bem - amigos e familiares -, além de ter feito novos amigos bem bacanas. Vi sorrisos lindos, fantasias super criativas, cores, luzes. Ouvi e curti muito maracatu, ciranda, samba, caboclinho, até forró e claro, o mais genuíno dos ritmos pernambucanos, o frevo.


Só senti falta mesmo da mais animada das foliãs, minha irmã Soraya. Dedico esse texto a ela e ao meu cunhado Daniel, a Colombina e o Pierrô. E aos muitos carnavais que ainda curtiremos juntos. Eu cantarei muito mais feliz “voltei Recife foi a saudade que me trouxe pelos braços...”, essa música nunca fará tanto sentido pra mim.

7 comentários:

  1. O melhor carnaval. As melhores companhias. E tudo foi a gente que fez. Foi lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai que vontade de ter tornado o seu e o meu carnaval perfeito! Mas,estava de alma e pezinhos inquietos ao ritmo dos carnavais freviantes. Ouvindo tudo na noite dos tambores silenciosos e rodando na aurora dos carnavais líricos. Mas ano que vem estaremos juntas neste que é o melhor carnaval do mundo! Te amo irmã, minha diaba loira!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dyne!!!

    É exatamente assim que sinto o meu carnaval...
    Afinal a gente acaba brincando escondendo a dor.
    Toda magia, toda cor, toda alegria, todo encanto que há nesses dias momescos me emociona sempre. Andar pelo meu Recife de cor de encantos e mistérios, em faz uma falta danada.
    Estar longe disso é um martírio pra mim. Mas hoje a violencia me obriga a isso. Tenho medo sim. Mas ler suas frases traduziu tudo que me vai nos pés e no coração quando estou lá, no meio da folia.
    Sou do recife com orgulho e com saudade...

    Simoninha.

    ResponderExcluir
  4. Dani, com você qualquer dia é carnaval.
    Aya, você está comigo onde quer que eu vá, mas pertinho é sempre tão melhor.
    Simoninha, você devia ter vindo comigo e meus amigos, só paz, só alegria.
    Beijo, gente.

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, ai, a loiririnha do meu Pai!!!
    Vou te fazer um convite desde já: O Carnaval do Guadalupe até o Largo do Amparo (qualquer dia de Carnaval) no próximo ano. De cada Rua sai uma troça, um bloco, um boneco ou "La Ursa" kkkkkkkkk é o bicho! As orquestras todas, tem pelo menos 1 músico que mora por alí. Eu, Itamar e Alda não perdemos a magia de ver o Homem da meia noite entregar a chave da cidade ao Carírí: "Lá vem Cariri alí, com um saco de pegar crainça, pega homem, pega mulher, pegando tudo que a vista alcança" e Olinda sem igual, salve o seu carnaval...
    Xêro!

    ResponderExcluir
  6. Pai, se o senhor e meu tio amado prometerem não ficarem "trêbados", eu topo! E ano que vem tem a morena...! E o preto!

    ResponderExcluir
  7. Este sim é um carnaval charmoso e maravilhoso. bjs Sandryne

    ResponderExcluir