quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Nunca é tarde demais"



Eu fiz uma grande amizade com alguém que não conheço e que, provavelmente, não conhecerei jamais. O nome dela é Amy Cohen, personagem principal do último livro que li:” Nunca é tarde demais”.

Comprei esse livro por um "acaso". Eu reservei dois livros do Fabricío Carpinejar na Livraria Cultura – que adoro – e quando fui pegá-los, eles não constavam no setor de reservas, nem no acervo. Foi aí que Dani, minha melhor amiga e que estava comigo, viu o “ Nunca é tarde demais” e me mostrou.

Apaixonei-me à primeira lida. Comprei-o e, mais tarde, a Cultura – que adoro ainda mais – reconheceu o erro e para reparar-se enviou , como cortesia , os dois livros do Carpinejar para mim. “Sorte” a minha, não?

Amy também é a autora do livro, ele é baseado em sua vida. Aos 30 anos ela imaginava-se casada, com filhos e bem sucedida profissionalmente. Aos 35, acabara de perder a mãe, o namorado e o emprego. Eu dei muitas gargalhadas com Amy, e chorei também. Viramos amigas mesmo.

Durante a leitura, eu chegava em casa do trabalho ansiosa para “encontrar” com ela. Era como se todos os dias eu fizesse um “happy hour” após o expediente de tão bacana que era o livro. Amy Cohen entrou na minha vida de uma forma simples, sutíl e me fez um bem enorme. Tão bem que foi difícil terminar o livro, eu não queria deixar a vida da Amy, nem queria que ela deixasse a minha. Fiquei realmente triste no ponto final.

Os livros têm esse poder de fascínio, de encanto, de aproximação. Esse livro daria um ótimo roteiro de cinema americano, e até li que a atriz principal do Sex and the City comprou os direitos para filmá-lo.

Amy se foi e deixou muitas inquietudes em mim. Com os erros e acertos dela refleti sobre os meus. Minha vida também mudou de uma hora para outra como a dela e percebi que cada vez menos devo me estabelecer prazos, metas e sim aceitar e ser feliz com tudo que a vida me dá.

Agora vou ser “amiga” do Carpinejar, tenho dois livros de crônicas e contos para ler...sobre essa nova amizade eu conto depois.

6 comentários:

  1. Quero começar minha amizade com Amy, porque com o Carpinejar já tá pra lá de rotineira. Blog, livros, twitter...quero-o pessoalmente agora!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para conhecer a Amy também! Beijos te amo

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a ler e está sendo uma leitura bastante agradável.

    ResponderExcluir
  4. Ola,quero encontrar o livro pra ler, hoje que vi uma citação sobre a volta por cima que ela deu, e eu aos 49 anos, quero fazer algo.e dai preciso ler sobre o assunto. sobre carpinejar, sei que ele é daqui da minha cidade, sao leopoldo, e nunca li nada dele, acredita!!bom bjos seja feliz..adorei ler o que vc escreveu..valeuuuu

    ResponderExcluir
  5. Já li e adorei. No fundo todos acreditamos que a vida é bem mais do que podemos ter.
    Comecei a ler um livro e descobri que tudo tem seu tempo e Deus é o senhor de tudo.
    Boa leitura a todos.

    ResponderExcluir