domingo, 1 de agosto de 2010

O primeiro a gente nunca esquece



João Francisco entrou na vida da minha família num momento bem delicado. Meu pai precisava de “alguém” como ele e eu só podia ter um do seu jeito. Eu procurei, procurei e quando o vi foi amor à primeira vista. Ele estava no cantinho, meio isolado, mas aos meus olhos ele se destacou dos demais. Lá estava aquele que viria a ser o meu primeiro carro, o meu uno João.

Por que João? Eu explico: João Francisco era o nome do meu avô. Um pescador alto e forte dos manguezais de Olinda...e era assim que eu via o meu uno 2004. Pra mim ele era uma Hilux, quase uma S10, o jipe dos meus sonhos, a minha Land Roover!

Em agosto de 2008 meu pai estava numa fase complicada no trabalho e precisava de um carro. Ele é corretor de imóveis, não tem contracheque e não conseguia financiar um. Na mesma época, lá estava eu com poucos meses de formada e ganhando o meu primeiro salário com três zeros. Sem saber muito bem no que eu estava me metendo, fiz uma proposta ao meu pai: eu financiaria um carro para ele trabalhar e as parcelas e o seguro seriam meus e a gasolina e manutenção dele. Ah, e de segunda a sexta o carro era dele e aos sábados, domingos e feriados, João era meu.

A proposta deu tão certo que no final do ano passado meu pai comprou o dele. Em janeiro desse ano João veio para as minhas mãos de vez e além de aumentar as minhas despesas, ele aumentou o meu prazer também. É que eu adoro dirigir, sempre soube que adoraria, e vivi momentos incríveis nesse carro. Carnaval, praia, shows, festas, feirinha, família, amigos, tantas vezes amiga da vez... a verdade é que o João foi um grande parceiro!

Meus amigos o chamavam  pelo nome, minha mãe não pedia “meu carro” emprestado, ela pedia o João emprestado. Eu lembro que quando sofri o acidente em 2009, o cara que bateu no carro ficou maluco porque eu chorava sem parar dizendo que ele machucou o João, que ele era um irresponsável. E o rapaz assustado ficava me perguntando quem era o João, se era pra chamar a ambulância....hoje dá pra rir disso!

É estranho olhar para garagem agora e vê-la vazia. Acabo de entregar João aos seus novos donos, grandes amigos por sinal, e que o batizaram de Leoni (o carro de Léo e Simone). Eu passei o João para frente porque parti para um novo desafio. Eu consegui chegar lá, bem antes do que eu esperava, mas cheguei: comprei meu primeiro carro 0 km. Um uno mille way, simples, mas é meu. É o que eu posso ter e sou muito feliz por isso.

O nome? João Francisco Way. Eu tenho certeza que esse carro me levará a novos bons momentos por aí a fora, mas esse post eu quero dedicar ao primeiro uno João...é que não tem jeito gente, o primeiro carro a gente nunca esquece!

3 comentários:

  1. Não vejo a hora das novas aventuras, das futuras viagens e histórias com o novo parceiro.
    Feliz, muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. Tb comecei minha "carreira" num uno.. 1996, EP, 4p... azul, fomos felizes por um tempo...

    ...mas não resisti à minha natureza (coisa que herdei do véio mesmo) e dispois migrei pros maiores em espaço e motores. Mas me diverti pacas com o bichinho, viu! hehehe

    era o carango da galera... fui o 1o a me habilitar e o 1o a ter carro. 4 portas então... heheheh

    ResponderExcluir
  3. Aeeeeeeeeeeeeee parabéns!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir