sexta-feira, 15 de abril de 2011

Chegadas e despedidas

Eu adoro observar o comportamento das pessoas nos aeroportos. Não é tão comum eu ir até lá, então quando vou tento chegar um pouco antes do horário apenas para observar. No português arcaico, ao se despedirem, as pessoas diziam: "Encomendo-vos a Deus". Daí a expressão “adeus” numa partida. E eu não gosto de dizer adeus. Prefiro o “bem vindo”. Por isso prefiro as chegadas às despedidas.

Essa semana eu fui pegar a minha irmã no aeroporto e o vôo atrasou. Aí eu decidi sentar-me perto do desembarque e fiquei lá, rindo e me emocionando sozinha. São tão bonitas as chegadas, os reencontros. É um tipo de alegria estampada nos rostos que misturam lágrimas e sorrisos e isso me encanta. Não há como não se contagiar. Especialmente com o encontro de casais e de pais e filhos, ainda mais quando crianças.

As partidas também envolvem lágrimas, mas normalmente são de dor. A dor da saudade, do incerto, do tempo, a dor da distância. Por isso não gosto de levar ninguém ao aeroporto. Eu só gosto de buscar. O abraço da despedida é doído de soltar. Nem sempre sabemos quando acontecerá de novo. E isso machuca. E eu já me machuquei demais com partidas contra a minha vontade, temporárias e eternas, definitivamente não gosto de despedidas.

Chegar e partir faz parte da vida, eu sei. E muitas vezes uma partida pode ser, ao mesmo tempo, uma chegada também. Apenas num outro lugar, em outros braços, para novas oportunidades. Pois é, talvez seja melhor encarar as idas e vindas de pessoas, estórias e momentos como um ciclo natural da vida. Até porque, no fim das contas, o melhor mesmo é aproveitar enquanto tudo o que amamos ( seja o que ou quem for) não tem que partir.

2 comentários:

  1. Menina!
    Como viajo muito, adoro chegar na rodoviária e fazer exatamente a mesma coisa, observar e me emocionar...
    Faço isso sempre Sandryne! nas minhas idas e vindas de Recife, sempre me encanto com cenas e histórias.
    É encantador.
    Sempre comento isso com amigos, e todos me chamam de doida, mas nem ligo, e agora então que sei que não estou sozinha nisso, kkkkkkk
    Xero querida, saudades.
    Simoninha.

    ResponderExcluir
  2. Tem um novo programa na GNT chamado 'Chegadas e partidas'. Ele conta histórias verídicas de pessoas anônimas nos aeroportos do país. Encontros e despedidas do iníco ao fim. Acho que irás gostar!

    ResponderExcluir