terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meu lugar é aqui

                                        


Barcelona, Londres, Lisboa, Madri, Paris. Essa não foi a ordem na qual eu conheci as cidades. Essa foi a ordem da minha preferência, do meu encanto, do meu amor. Além dessas, ainda conheci outras sete do norte de Portugal, as lindas Aveiro, Óbidos, Cascais, Porto, Sintra, Braga e Barcelos, mas aqui vou deter-me as cinco primeiras.

Barcelona foi amor a primeira vista. Eu sempre quis conhecer Barcelona e não me decepcionei em nada. Barcelona tem vida, tem cor, tem sorriso, leveza, sabor e cheiro. A cidade tem praia, tem clima, tem um dos melhores times do mundo com um dos estádios mais lindos que já vi. Barcelona tem arte, tem espaço, tem verde e jovialidade.

Londres é de uma grandiosidade encantadora. Tudo parece funcionar naquele lugar. Ela é antiga, ela é moderna, ela é clássica, ela é fantasticamente cosmopolita. Nunca vi tanta mistura numa só cidade e o melhor, funcionando. O frio assusta, mas as pessoas, de alguma forma, acolhem. É muita cultura, muito conhecimento para quem quiser ter. Há muito o que se aprender e fazer por ali.

Lisboa e suas sete colinas. Lisboa que me lembrava Olinda. Uma cidade verdadeiramente linda. Certamente o céu mais bonito que vi em toda a Europa. De um azul, uma cor sem igual. Uma cultura que funde com a nossa, é minha história ali também. Da linda Praça do Comércio, do imponente Rio Tejo, do eclético Bairro Alto, da minha linda Ponte 25 de Abril.

Madri é fofa. Ela é querida. Sede do estádio de futebol mais lindo que já conheci, o Santiago Bernabéu do Real Madri. Cidade de praças arborizadas, de comidas deliciosas como o simples e inesquecível sanduíche do Montaditos, sem falar na paella e no Museo del Jamon, claro.

Paris é a história, é o sonho, o mito. Uma cidade que vive pelo passado. Paris é a lindíssima Torre Effeil, o fascínio do Louvre, a doce Montmartre e o astral da escadaria da Sacre Coeur, além do charme da Champs-Élysées e do Arco do Triunfo. É o conto de suas pontes e encanto do Rio Sena. É o frio avassalador. Nos arredores há a linda Versalles e a mágica EuroDisney. E fica mais ou menos por aí.

Decidi falar das cinco cidades de uma forma mais leve, tentando não opinar de forma julgadora sobre as minhas impressões. Até porque a experiência é para ser vivida, e ela é única. O que foi para mim, o que senti, pode ser diferente em você, e que bom a vida ser assim. Já que tenho como filosofia de vida só levar comigo o que foi bom, levo dentro do coração e da memória cada momento vivido nessas cidades, momentos esses que a minha câmera fotográfica jamais registraria.

Mas a principal conclusão dessa linda e inesquecível viagem é que eu moro no melhor país do mundo. Nada se compara ao Brasil. Nós temos centenas de problemas que eles não tem, isso é um fato. Mas nós temos um ótimo clima, nós temos comidas incríveis, culturas geniais, pessoas calorosas, além de sorrisos e abraços gratuitos. Recife é a minha cidade, eu a amo do jeito que ela é e eu sou uma privilegiada por viver – muito mais do que morar -  num “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Deus deve ser mesmo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário