sábado, 11 de setembro de 2010

A vida não é um álbum de orkut



Daqui a menos de 15 dias eu entrarei de férias. Eu assinei minha carteira de trabalho aos 18 anos e desde então eu nunca tirei 30 dias de férias. Esta será minha primeira vez. Também será a primeira vez que carimbo o passaporte rumo a Lisboa, Londres, Barcelona, Madri e Paris.

Vou rever minha irmã e comemorar o aniversário dela, o meu e o do meu cunhado pelo mundo. Cada data num país diferente, mas dessa vez juntas como há 3 anos não acontece. Claro que estou ansiosa pela viagem, mas confesso que mais ainda por isso. Por voltarmos a celebrar o nascimento de um novo ciclo, das duas (ou melhor, dos três), juntas.

Já ouvi de várias pessoas que sabem que vou fazer essa viagem frases como “que chique, hein?”, “tá podendo né?”. Engraçado, as pessoas acham que a vida real é um álbum de orkut onde só existem cenas de alegria e magia. Não galera, a vida (pelo menos a minha) não é. Nem argumento muita coisa ao ouvir esse tipo de comentário, mas só a minha irmã, minha família e alguns poucos amigos sabem o caminho que percorri pra chegar até aqui.

Eu e Soraya estamos planejando essa viagem há mais de um ano. Nós não temos “paitrocínio” nem “mãetrocínio” desde os nossos 12 e 13 anos quando começamos a trabalhar como office boy. Dessa idade em diante, todo o supérfluo (viagem, cursos, roupa e etc) foi com a gente. É muito fácil o pessoal olhar o álbum da minha irmã e dizer que ela e Daniel estão muito bem, conhecendo o mundo e tal, mas ninguém além deles sabe realmente tudo que eles passaram.

Alguém que me lê aqui sabe que o meu cunhado trabalhou, entre tantas coisas, de carteiro em Lisboa carregando mochilas pesadas e de tanto andar criou bolhas nos pés que o fizeram um dia ter que parar e sentar na calçada chorando sem saber ao certo o que estava fazendo naquele lugar? Alguém aqui sabe que a minha irmã largou o emprego de professora universitária em Recife para trabalhar mais de oito horas em pé vendendo bijuterias num shopping? E tudo isso para pagar o mestrado. Ah, não há fotos no orkut sobre isso.

A minha estória com essa viagem resume-se a planejamento e força de vontade. Não posso me dar o luxo de pensar “ah, quero viajar”, aí sacar a grana no banco e ir. Eu terminei de pagar a passagem dessa viagem em maio, de juntar a grana mínima para me manter lá em junho e agora tá chegando a hora de fazer tudo isso valer a pena. Serão mais de 30 dias sem trabalhar, sem o trânsito de Boa Viagem, sem rotina, sem ter medo de me permitir, sendo muito feliz.

Eu viajo cheia de expectativas de novos colírios de lugares e pessoas para minha a retina, de novos amigos, de novas experiências, de novas sensações, de novos sorrisos e do velho. Do velho acordar e ver a minha irmã do meu lado, do velho dormir e saber que ela está ali caso apareçam raios e trovões, do velho e simples hábito de desejarmos uma a outra, pessoalmente, um feliz aniversário.

Novas estórias virão, também assim espero. Porque certamente o que mais torço para acontecer são novas inspirações, pra tudo. E sim, eu colocarei fotos no orkut.

4 comentários:

  1. Muito bem dito, Dine. Acham que a vida é mesmo um álbum de Orkut e o fato de vir ou estar na Europa é uma regalia surgida do nada. Ninguém pensa no trabalho que tivemos para alcançar essas coisas. A Sol e o Dani, para além dos empregos que tiveram - e não é diminuir o ofício, mas exaltar a dignidade deles em encará-los -, passaram por poucas e boas no nível relacional (amizades) e logístico (divisão de casa, etc). Não é nada simples e chegar onde eles chegaram, onde você chegou, por um sonho e por um objetivo íntegro é das coisas mais fortes e enriquecedoras na vida. Todos nós, cá, temos uma história linda, baseada na vontade de subir um degrau (ou vários) na evolução própria e interpessoal. Acho que ao fim desse tempo de comunhão podemos ver que estamos no caminho certo. O que as fotos de Orkut, também, não tem como mostrar... felizmente!

    ResponderExcluir
  2. Pois é minha irmã,lindo texto, quem realmente importa, está mesmo do lado e acompanha mesmo que a distância sabe o caminho percorrido para a conquista! E sabemos o quanto ela é merecida!Espero ansiosamente por estes 30 dias do velho e do novo!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkk
    Sem paitrocínio e mãetrocínio é Ótimo!
    Bem feito!
    Quem mandou nascer filha de pai e mãe pobre?
    Culpa de sua mãe, seria perfeita, se rica!
    San, tú és bambu que se verga mas não se quebra nas intemperies da vida. Você e Sol dão sentido a existencia do Paizão: Lindas, do bem, cidadãs conscientes e torcedoaras do glorioso Sport Club do Recife!!!! Kero mais nada! É só alegrias!

    ResponderExcluir